Fala galera, beleza?

Hoje eu vou falar para vocês sobre uma ferramenta que conheci no livro Level Up! The Guide to Great Video Game Design de Scott Rogerse  e que acho extremamento útil para o processo de game design do seu jogo, principalmente se for um jogo com escopo grande, para quem tiver interesse o livro pode ser comprado em:

 

 Vantagens

 
O Beat chart é uma tabela onde você descreve em detalhes, preenchendo a tabela, os elementos de cada cena do seu jogo. 
As principais vantagens de usar o Beat chart são:

1. Saber o nível de dificuldade que cada level terá

2. Evitar o excesso de elementos chaves em uma cena

3. Controlar de forma mais eficiente o progresso da história com o do jogo 

4. Definir corretamente e de forma mais eficiente o escopo do jogo

5. Ajustar melhor a relação risco/recompensa ( para cada risco / trabalho que o jogador assumir ele tem que ganhar algo certo ? )

6. Distribuir corretamente as mecânicas em cada cena

7. Evitar conteúdo repetitivo dentro do jogo

8. Calcular o tempo de Gameplay

9. Facilitar a criação de detonado do jogo

10. Descobrir as habilidades necessárias que o jogador tem que ter antes de jogar cada level

11. Listar as mecânicas que serão usadas

 

 

Modelo para download:
 


Abaixo um exemplo do Beat Char da Demo do jogo Caapora Adventure que estou produzindo:

 

 

 

 

 

 

Modelo para download:
 
 

 

Referências:

http://developers-club.com/posts/260519/